Os astros vão dar um presente a mais para os brasileiros no Carnaval. (Não estamos falando de signos!). Quem acordar cedo no domingo (26) poderá observar o chamado “eclipse anular do Sol”, que no Brasil será visto como um eclipse parcial no qual o astro não é totalmente obscurecido.
O eclipse acontece quando a Lua passa diante do Sol e projeta sua sombra sobre a Terra. No domingo, a Lua estará mais afastada do planeta e não vai cobrir o Sol inteiramente, o que fará com que seja possível ver apenas as bordas, criando, assim, o "anel de fogo".
No Brasil, a cobertura completa não será vista. Mas por volta das 11h30 será possível observar o Sol com 51% diâmetro coberto pela sombra lunar. O espetáculo deve começar por volta das 10h02 e terminar às 12h59.
Os brasileiros podem aproveitar o fenômeno, mas devem ter alguns cuidados já que observar o Sol diretamente pode causar danos na retina, como queimaduras e até cegueira.
Utilizar de artifícios como binóculos, lunetas, telescópio ou mesmo uma máquina fotográfica não é recomendável. O conselho é proteger os olhos, tendo cuidado com lentes de óculos, e não focar no astro por muito tempo.