Passou a semana inteira sentado ou exagerou naquele exercício? Sem desespero! O alongamento pode aliviar muito as dores musculares vindas do sedentarismo ou práticas de atividades físicas. Se inserido no dia a dia podem até melhorar a qualidade de vida.
Segundo o professor especialista Marcelo Vasconselos, o “estica-estica” pode reduzir tensões musculares, o que traz benefícios para coordenação motora, previne lesões e desenvolve consciência corporal. Além de facilitar práticas físicas e as atividades comuns no dia a dia, como limpar a casa, varrer o quintal, lavar o carro, entre outros.
O alongamento no fim da tarde é eficiente para aliviar a tensão muscular, por exemplo, da região lombar, braços ou pernas. “Mas, em geral, pode ser feito em qualquer hora do dia e se tornar rotina do indivíduo”, afirma.
O especialista relata que a falta de alongamento pode até provocar problemas mais sérios em ossos e músculos, tanto em atletas como pessoas sedentárias.
“Tanto uma vida sedentária quanto a prática de atividade física regular promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade, o que provoca dores lombares”, explica.
Então nada de ficar sem se esticar!
Sabe como fazer de forma eficiente?
Vasconselos e o também professor de educação física, Leonardo Brasiel, fizeram um pequeno guia para ajudar a aproveitar o máximo dos alongamentos.
Confira as dicas:
No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis.
Como deve ser feito?
Agora é só fazer.