O espetáculo O Crivo, que mistura dança contemporânea e literatura, será apresentado em Goiânia nos dias 19 e 20 de abril no Teatro Sesc Centro, às 20 horas.
Inspirado na obra "Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa, o projeto deu início à circulação nacional no início do mês de março e prevê passar por dez cidades brasileiras no total em 2017.
As são gratuitas, mas os realizadores promovem uma campanha: a doação de um livro (usado ou não) na hora do espetáculo. Desta vez, as doações serão destinadas à Biblioteca Baú da Imaginação do Circo Lahetô.
Caminho para o sertão
Três contos da obra de Guimarães Rosa inspiraram João Paulo Gross, que assina a direção e a coreografia de O Crivo: "A Terceira Margem do Rio", "O Espelho" e "Nada e a Nossa Condição”. "A concepção do projeto se deu no momento que eu li o ‘Primeiras Estórias’. Eu fiquei muito mexido e me apaixonei pela escrita, pelo ritmo e por todo o sertão que o autor descreve na obra”, conta o coreógrafo. Gross explica, no entanto, que o sertão é outro. Não está em Minas, na Bahia ou em Goiás - o sertão é aqui. É o próprio ser, o sozinho que todos temos, o mundo de cada um.
Continuidade e novidades
O espetáculo de dança O Crivo estreou em 2015 em Goiânia e passou por festivais como o Dança em Trânsito (RJ), Goiânia em Cena e MID - Movimento Internacional de Dança (DF) no mesmo ano e em 2016.
"O Crivo dialoga bem com o público, não é um espetáculo de difícil acesso. A gente teve uma resposta muita positiva, tanto em Goiânia, quanto em outros lugares”, revela o diretor sobre a recepção nessas primeiras apresentações. “A gente está muito feliz de fazer essa circulação nacional. Vai ser uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho pelo Brasil”.
O CRIVO em Goiânia
Datas: 19 e 20 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Centro
Endereço: Rua 15, esquina com a Rua 19, Centro
Entrada franca