Minha dica é

Médico explica como uma foto de celular pode prevenir cegueira nas crianças

Pixabay
O oftalmologista afirma que a maior causa de perda da visão na infância é a catarata

É difícil de acreditar, mas você sabia que uma fotografia feita no seu celular pode diagnosticar problemas na visão de uma criança? O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier explica que os pais podem fotografar do olho do recém-nascido com o celular e encaminhar a um especialista do serviço oftalmológico mais próximo credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o especialista, enquanto a mãe segura a cabeça do bebê e abre as pálpebras de um olho, depois do outro, a foto pode ser tirada com flash em um quarto escurecido, posicionando o celular a uma distância de 30 centímetros do olho. Se o reflexo da foto não for avermelhado ou apresentar algum desvio a criança deve ser levada o quanto antes para consulta oftalmológica.

O oftalmologista afirma que a maior causa de perda da visão na infância é a catarata, opacificação do cristalino que precisa ser operada nos primeiros meses de vida, principalmente quando atinge os dois olhos simultaneamente. Algumas crianças só são diagnosticas mais tarde e via de regra vão passar a vida toda sem enxergar.

O médico alerta que a primeira consulta na infância deve ser feita aos 3 anos quando os pais não usam óculos e aos 2 anos quando usam.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI