Oleosidade, sal, cloro, poluição, tudo isso fica acumulado nos fios e no couro cabeludo no nosso dia a dia. Essas impurezas atrapalham o resultado das hidratações, impedindo o crescimento saudável dos fios. Cabelos opacos, sem brilho e sem vida passam a impressão de pouco cuidado.
Porém, existe uma solução! Atualmente é possível encontrar dezenas de marcas que criaram shampoo detox e/ou antirresíduo para auxiliar em uma limpeza mais profunda dos fios.
A responsável técnica da Piatan Natural, engenheira química Izis Ogeda, resolveu explicar a diferença entre esses produtos e esclarecer a dúvida sobre qual shampoo devemos usar.
Shampoo detox: é indicado para quem quer retirar a poluição do ar e o cloro acumulados nos fios. A versão criada pela Piatan Natural não possui sulfato na formulação, o que permite a manutenção da oleosidade boa dos fios. O produto é composto por tensoativos suaves, que limpam de forma eficaz os fios, mas com delicadeza. O shampoo ainda é composto por extratos vegetais derivados do óleo de coco e de palma e saponinas naturais da quinoa.
Shampoo antirresíduo: promove uma limpeza profunda dos fios, muito usado antes da aplicação de produtos químicos no cabelo. Também costuma ser usado por quem deseja acelerar a retirada de produtos químicos dos cabelos. “Mas é bom alertar que, geralmente, esse tipo de produto contém sulfato nas formulações, o que promove a retirada de toda oleosidade do cabelo e a abertura da cutícula dos fios”, explica a especialista.