Minha dica é

UFG recebe inscrições para MBA em Inovação e Conectividade

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu inscrições para especialização MBA In.Connect de Inovação e Conectividade - IoT  e Big Data, oferecido pelo laboratório de inovação Media Lab/UFG. A inscrição tem valor de R$ 150 e deve ser feita até o dia 1º de fevereiro na secretária do Media Lab/UFG, localizado na Rua Samambaia, Vila Itatiaia. Mesmo local onde as aulas serão ministradas a partir do dia 3 de março de 2017. Para a turma deste ano, a primeira da universidade, são oferecidas 25 vagas.

O MBA é indicado para graduados ou estudantes dos cursos de engenharia, computação, informática, administração, sistemas e gestão da informação e áreas correlatas. 

O curso presencial possibilita a capacitação de profissionais para pesquisa desenvolvimento e a inovação em tecnologias e processos de negócios que envolvam dados massivos e em escala - Big Data. Ademais, busca proporcionar a compreensão das oportunidades de inovação geradas pela ampliação do alcance da Internet; a conectividade em rede de novos objetos materiais por meio da IoT (Internet of Things - "Internet das Coisas") e suas aplicabilidades nas diversas áreas de conhecimento, aliado às ferramentas tecnológicas.

 A especialização, com carga horária de 420 horas, tem duração de 22 meses, sendo 18 de aulas presenciais com encontros semanais - realizados no período noturnos nas sextas-feiras e ao sábados no período diurno - e quatro para orientação e conclusão de Trabalho de Conclusão de Curso ou produção de Artigo Científico.

​IOT e Big Data

Segundo o coordenador do MBA In.Connect, Dalton Lopes Martins, a internet é conhecida por ser aquilo que pode ser acessado via computadores ou dispositivos móveis, mas o conceito vai além ao poder ser levado para outros objetos, tais como televisões, iluminações residenciais e públicos e demais serviços e produtos oferecidos pelo setor público e privado. Martins afirma que o termo “Internet das Coisas” refere-se a “grandes escalas” de possibilidades. 

“É possível configurar padrões e controles usando celulares. Imagine as possibilidade que isso nos gera de controle de grandes serviços até público, com menos perda e mais efetividade”, diz. 

Apesar de parecerem dois termos distantes, IOT e Big Data se convergem no dia a dia e estão cada vez mais presentes em empresas de grande rendimento. O domínio dos dois conceitos e implementação deles em empresas e serviços públicos trazem segurança na definição de estratégias e alcance de resultados. “Big Data traz a possibilidade de desenvolver novos algorítimos e técnicas de análise de dados e gerar conhecimento”, ressalta Martins. 

Esses dados estão presentes em todos em diversas escalas, desde mídias sociais e até sistemas de registros comerciais e públicos. “A partir deles, uma empresa pode detectar um padrão seja de consumo preferencial de um produto, mudança de comportamento ou a necessidade de um novo serviço”, exemplifica. ​

Serviço

Inscrições para o MBA In.Connect de Inovação e Conectividade do Media Lab/BR

Data: 09 de janeiro de 2017 a 1º de fevereiro de 2017

​​Horário:  2 ª a 6 ª feira, 8h às 12h e 14h às 17h

​​Local: Secretaria do Curso - Media Lab UFG - Rua Samambaia, Vila Itatiaia

​​Mais infomações: site do Media Lab/UFG ou e-mail secretariamedialab@gmail.com

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI