Minha dica é

Você sabe a diferença entre Champanhe, Espumante, Frisante e Sidra?

Divulgação

A festa de virada do ano se aproxima e, com ela, o momento de comemorar a união, amizade e um novo ano que se inicia. Para realizar o brinde, os brasileiros contam com diversas opções, dentre elas, champanhe, espumante, frisante e sidra. Para entender a particularidade de cada uma, o Pão de Açúcar preparou dicas especiais para esclarecer as diferenças entre os tipos e escolher a que mais se adéqua ao perfil da ocasião. 

Confira abaixo e saiba qual escolher para a noite de réveillon:

Espumante – Também elaborado com uvas, o espumante tem como base um vinho já fermentado. A partir disso, ele passa por uma segunda fermentação natural, ou dentro de sua própria garrafa ou em tanques de inox. Nessa etapa, o resultado é a aparição natural de gás carbônico, que confere a gaseificação e espuma da bebida. Posteriormente, uma mistura chamada de Liqueur d’expedition é adicionada ao produto para ser classificado entre brut ou demi-sec. Essa bebida é amplamente difundida e recebe diferentes nomes em diversas partes do mundo.

Na Espanha, o espumante é conhecido como Cava, tradicionalmente elaborada com as uvas Macabeo Xarel-lo e Parellada. Com qualidade similar ao Champanhe, ela é uma ótima pedida para o momento do brinde. Já na Itália o destaque fica por conta do Prosecco, confeccionada com a uva do mesmo nome.  No Pão de Açúcar os clientes encontram exemplares de cada uma delas. D

Champanhe - Bebidas que levam este nome referem-se ao espumante original, produzidas especificamente na região de Champagne, ao norte de Paris. Resultado da fermentação natural das uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, conta com diversas etapas até chegar ao resultado final.            

Frisante – O vinho frisante também conta com gás carbônico em sua composição, porém, ele é inserido artificialmente. O resultado é uma bebida sem espuma e menos gaseificada do que o espumante. Um exemplo é o Lambrusco, que tem origem italiana. 

Sidra – Bebida preparada a partir da fermentação do suco de maçã. O processo de gaseificação também é feito de forma artificial e é amplamente produzida na Inglaterra.  

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI